Instituto Connect
Instituto Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A INCLUSÃO ATRAVÉS DAS CORES

A INCLUSÃO ATRAVÉS DAS CORES
Vanessa Z. P. Colturato
abr. 27 - 2 min de leitura
000

Como seria se  você deixasse de reconhecer as cores? Se você não soubesse mais o que é o azul ou o amarelo. Ou ainda, que uma ação simples e rotineira como escolher uma meia ou sapato pudesse se transformar em um desafio?  

Hoje, existem mais de 285 milhões de pessoas no mundo que não conseguem reconhecer as cores. São deficientes visuais que sofrem com pouca ou nenhuma independência e que por isso são excluídos socialmente. 

Para quem enxerga, essa realidade pode parecer distante porque identificar cores nunca foi um desafio.

Mas a Dra Sandra Marchi conseguiu enxergar este desafio.

Ela é uma Artista Plástica formada pelas Belas Artes e Doutora em Engenharia Mecânica voltada a Tecnologias Assistivas de ensino. As cores sempre fizeram parte de sua vida e pareceu-lhe lógico trabalhar na criação de uma tecnologia que fosse voltada para isso.

A sua tese de Doutorado, concluída em 2019 na UFPR, criou uma Linguagem Tátil para reconhecimento das cores, que torna possível  identificar mais de 94 cores, incluindo aspectos metálicos, através de códigos que são menores do que a ponta do dedo e que podem ser incluídos em qualquer objeto. A sua utilização é facilmente aplicada e seu aprendizado não leva mais do que 20 min !  

Este método foi reconhecido pelos principais órgãos certificadores para ensino especial, dentre eles o Instituto Benjamin Constant  e o Laboratório Laberg. 

Além disso, ganhou 3 prêmios de inovação: 

Prêmio Viva a Inclusão , da prefeitrua de Curitiba

Prêmio Empreendora Curitibana  - 1° Lugar em Ideia Inovadora

Premio Curta Ciência na UFPR. 

Tive a oportunidade de conhecer a Dra. Sandra no grupo Empreendedoras Curitibanas, onde sou uma mentora voluntária para Gestão de Projetos.

Ela me convidou para fazer a estruturação deste lindo projeto que recebe o nome de  “See Color”. 

O objetivo é fomentar esta solução na sociedade empresarial e fazer com ela chegue até as prateleiras de grandes lojas e marcas para que a inclusão destes milhões de deficientes visuais seja feita de forma verdadeira, autônoma e independente. 

Se você quiser saber mais sobre o projeto, pode uma mensagem para : marchi.sandra@gmail.com ou entrar em contato comigo. 

Vamos tornar as cores visíveis para quem não consegue! 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você