Instituto Connect
Instituto Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O contexto é Rei!!

O contexto é Rei!!
Vanessa Z. P. Colturato
abr. 5 - 3 min de leitura
010

A base da gestão do conhecimento está na aprendizagem pelo compartilhamento de práticas. Antigamente, a gente chamava de comunidade prática onde se compartilha acertos e falhas com um único propósito : a Evolução !

E o que isto tem haver com projetos? Absolutamente tudo! 

Quando se analisa a história de evolução de diversos portfólios de projetos, é inegável, que a história de cada projeto é essencial para a evolução das iniciativas futuras.

Neste processo o entendimento do contexto de cada projeto é primordial! 

Durante o ano passado, com a volatilidade de todo o panorama econômico, muitas empresas tiveram que mudar a direção, ou pivotar, na linguagem “startupês” , seus modelos de negócios. Um reflexo do tal “ VUCA”. 

Nestes relatos escutei várias vezes, as palavras Agile e Scrum, associadas a velocidade nestas mudanças. Em meu último artigo escrevi sobre este tema. 

https://www.linkedin.com/pulse/voc%C3%AA-gerncia-escopo-ou-valor-vanessa-colturato/?lipi=urn%3Ali%3Apage%3Ad_flagship3_profile_view_base_post_details%3Bm%2BnBGO07Q9WYTEzxGCyG6Q%3D%3D

Mas queria reforçar um ponto muito importante nesta história: Cada contexto é único! 

Apesar de estarmos em um ambiente VUCA, nem tudo é incerto, ambíguo ou complexo. Por uma razão simples : Nós resolvemos problemas, certo? Se resolvemos, logicamente damos luz ao descomplicado.

O entendimento do contexto norteia a forma da tomada de decisão, que neste caso, determina qual a metodologia do projeto temos que usar.

Para definir os contextos dos projetos, gosto muito de aplicar o modelo Cynefin. Para quem não conhece, este modelo criado por Dave Snowden, avalia quatro contextos para tomada de decisão:

  • Simples - relações causa/efeito conhecidas, repetidas e previsíveis.(Melhor prática)

  • Complicado- relações causa/efeito separadas no tempo e no espaço.(Boa prática) 

  • Complexo- relações causa/efeito só são coerentes em retrospectiva e algumas vezes se repetem. ( Prática Emergente)

  • Caótico - não existe relação causa/efeito clara. ( Nova Prática)

 

Crédito Imagem : https://agemba.com/cynefin-framework.html

Esta análise tem tudo a ver com a metodologia de projetos, porque relaciona a nossa forma de tomada de decisão. 

Se o contexto é analisado como Simples e Complicado, não existe a necessidade de testarmos as soluções, pois elas já são conhecidas. Então não perca tempo, aplique a metodologia de cascata , estruture seus pacotes de trabalho na linha do tempo e mãos à obra. 

Mas se o contexto está no quadrante do Complexo ou Caótico , você não tem uma solução validada. Você talvez até já tenha uma ideia que pode resolver o problema, mas não é nada certo. Aqui, como diria a minha vó, você vai ter que “cercar” o frango! Você terá que fazer um teste para cada etapa, pois você precisa validar a solução para prosseguir. Neste caso, as metodologias ágeis são as mais recomendadas, pois o mais importante para construção da solução é processo em si e neste caso velocidade é tudo! 

Exemplificando: as Indústrias de bens de Capital, Automotivas, Energia e Infraestrutura , quase sempre estarão nos quadrantes Simples e Complicado. Já as Indústrias de Tecnologia, Bio Tecnologia, quase sempre estarão nos quadrantes Complexo e Caótico.

Repare que uso a palavra “quase”, porque os contextos mudam. Nada é estático. A tendência de qualquer contexto é evoluir.  Então, fica a dica: Análise de Contexto é rei na hora de decidir o método!   


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você