Instituto Connect
Instituto Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Você está na “Zona de Conforto” ou “Zona de Aprendizagem”?

Você está na “Zona de Conforto” ou “Zona de Aprendizagem”?
Instituto Connect
out. 26 - 5 min de leitura
000

Por Anna Elisa Mussi *

 

Fomos desafiados de forma abrupta a novas formas de comunicação, de modelos de negócios, relacionamentos e gestão das pessoas. Nos reinventamos e percebemos a importância do protagonismo no processo de aprendizagem, cuja adaptação é sobrevivência.

Sermos relevante na nova realidade exige novas possibilidades de conexões e coloca fim aos limites geográficos. Vimos acelerar os movimentos de colaboração e trocas de informações e carreira “solo” ficou cada vez mais dificil.

A “zona de conforto” tem sido provocada, sendo preciso enfrentar os medos e adentrar em uma nova “zona de aprendizagem”.

Despertamos para novas modalidades de aprendizado e a Mentoria que apesar de ser uma prática já conhecida no mundo dos negócios e que tem no Vale do Silício sua maior referência, tornou-se uma das principais ferramentas para instigar a troca de experiências e conhecimento.

A palavra Mentor se origina da mitologia grega, em que Ulisses, ao partir para Troia, confiou a educação de seu filho Telêmaco ao seu amigo Mentor. “Diga-lhe tudo o que sabe”, pediu Ulisses.  

Sem dúvida a Mentoria é um drive de acelerar carreiras e resultados e é importante entende-lo para não cair em “vala comum”.


Mentoria- um drive de acelerar carreiras e resultados

Uma ótima Mentoria acontece quando o Mentor conhece a fundo o mercado, o modelo de negócio, as dores, e sobretudo os desafios de seu Mentorado, o simples processo de “parar”, “ouvir”, “questionar”, gera reflexões profundas e tomadas de decisões mais assertivas.

É necessário que haja uma construção conjunta, que possibilite a descoberta de soluções compartilhadas e que o caminho seja traçado com empatia, essa equação potencializa resultados de carreira e de vida.

A Anna Elisa Mussi, Presidente do ICI – International Coach Federation, palestrante, Mentora, Professora, nos dá algumas dicas para nortear o processo de mentoria e irá conduzir um workshop no Instituto Connect para disseminar algumas dicas e ferramentas.

1. Criar conexão

Toda relação se fortalece quando é construída em bases sólidas. Antes de qualquer processo procure conhecer verdadeiramente quem é seu mentorado, abra diálogos de qualidade e se disponha a ouvi-lo.

   2. Estabelecer um acordo claro

O sucesso da mentoria depende da clareza de objetivos, não podemos deixar com que as sessões se percam em devaneios e suposições. Qual é o objetivo do processo? Que indicadores teremos para garantir que estamos indo no caminho certo? E no encontro de hoje, onde queremos chegar?

3. Ampliar consciência e auto-responsabilidade

Um mentor tem que ter coragem para entrar em temas polêmicos, desafiando seu mentorado a sair da zona de conforto. Por vezes terá que ter conversas difíceis que ampliem a consciência de seus pontos fracos, de obstáculos e que reforcem a importância da autorresponsabilização.

4.Levar à ação

A mentoria pressupõe aporte de conhecimento, compartilhamento de experiências, mas acima de tudo tem um componente de encorajamento, de ser um elo de autoconfiança para o profissional que está sendo mentorado. Apoiar a pessoa a dar pequenos passos consistentes em direção aos objetivos definidos para que uma nova atitude possa surgir.

A Mentoria é uma experiência muito enriquecedora em que não basta supervalorizar o acúmulo de títulos e formações do mentor, é necessário identificar e desenvolver componentes comportamentais que tornam o processo desafiador e instigante para a construção de novos caminhos que, talvez sozinho, o mentorado demoraria a alcançar.

Amplie sua Zona de Aprendizagem – Vivêncie o processo de Mentoria

Executivos da Confraria de Desenvolvimento, vem colocando a serviço mentorias para startups de impacto social e Ongs.

A jornada de desenvolvimento ofertada é pautada em alguns pilares, como a mentoria de executivos que estão aportando seu know how, e workshops de desenvolvimento para fomentar ainda mais o impacto dessas instituições.

“Almejamos ser um grupo de impacto na transformação de resultados e vida, esse processo de mentoria visa “turbinar conexões”, abrir portas e contribuir para que os mentorados acessem networking capaz de acelerar seus negócios”afirma a Silvana Pampu, Founder do Instituto Connect.

O processo de mentorias possibilita uma relação de ganha a ganha, os executivos se aproximam de tendencias, inovações e um ecossistema puljante acelerado pela nova economia e praticas de gestão embasadas no ESG.

E as instituições mentoradas tem o apoio necessário para alavancar seu negócio e consequentemente mais pessoas são beneficiadas. A magia de fazer o bem e ver o efeito escala em outras vidas é o que brilha os olhos nessa jornada.

Connect

Venha fazer parte desse movimento de transformação, faça a sua inscrição para participar do processo de Mentoria, podendo ser um mentor ou mentorado. O processo de inscrição poderá ser realizado no site do Instituto Connect.

_______________________________________________________________________


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você